DIMENSÃO EDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DO ASSISTENTE SOCIAL NO CRAS

Autores

  • Amanda Lima Souza Autor
  • Darliane Maria Holanda Costa Autor

Resumo

O artigo analisa a expressão da dimensão educativa no exercício profissional do/a Assistente social no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Através da pesquisa bibliográfica foi abordada a dimensão educativa da profissão à luz do projeto ético-político profissional. A coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário com perguntas semiestruturadas dirigidas às assistentes sociais que compõem a equipe do CRAS Conselheiro Estelita. O estudo evidenciou que os espaços socioocupacionais reproduzem os interesses hegemônicos e propiciam o controle do social. Por outro lado, o compromisso ético-político assumido pela categoria dos assistentes sociais tensiona para a construção de uma nova sociabilidade, tendo como horizonte a emancipação humana. Contudo, para que esse compromisso se traduza em ações efetivas, há que se ter uma capacidade de compreensão do real e perceber nas causalidades dadas as contradições sociais potencialmente transformadoras.

Downloads

Publicado

2024-09-28