PESQUISA EM ENFERMAGEM COM SERES HUMANOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A ÉTICA NA LEI Nº 14.874 DE 28 DE MAIO DE 2024, E DEMAIS RESOLUÇÕES DO CNS

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Autor
  • Maria Aurineide de Lima Raulino Autor
  • Carla Virginia Raulino Marques Autor
  • Fabíola Rodrigues Ferreira Autor
  • Joilson Pedrosa de Sousa Autor
  • Karine de Castro Bezerra Autor

Resumo

Chegamos as discussões sobre a inteligência artificial no século atual. Nas últimas três décadas, as descobertas das ciências médicas e biomédicas no contexto da saúde revolucionaram os estudos com seres humanos. As características humanas, a partir de suas descobertas, passaram a entardecer o envelhecimento e desvendar segredos seculares, como o mapeamento das proteínas as mil faces do código genético e a vasta inteligência artificial.
Isso vem contribuindo para o tratamento e a cura de várias enfermidades que, ao longo dos séculos, fizeram parte do cotidiano de milhões de seres humanos. No entanto, temos muitas dúvidas na academia a que precisamos responder, entre elas: até onde podemos ir nas pesquisas quando estas envolvem os seres humanos e a inteligência artificial? Essas descobertas seriam o começo do fim, ou o fim do começo de uma nova característica humana criada em laboratório? Até que ponto o desvendar dos mistérios de nossa identidade genética contribuirão para a evolução da humanidade? Qual o controle dos comitês de éticas com seres humanos diante desse mal/benéfico?

Downloads

Publicado

2024-07-29