ENFERMAGEM NA UNIMB, PARTILHA E CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DO RENDIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES ORIUNDOS DO MEIO RURAL POLO BATURITÉ- CEARÁ

Autores

  • Marcos Antônio da Silva Autor
  • Maria Aurineide de Lima Raulino Autor
  • Carla Virgínia Raulino Marques Autor
  • Fabiola Rodrigues Ferreira Autor

Resumo

Nos últimos três anos, o curso de enfermagem da UNIMB passou por significativas transformações, refletindo a globalização e a revolução tecnológica. A implantação da UNIMB em Baturité trouxe avanços educacionais e socioeconômicos à região, especialmente com a criação da Faculdade do Maciço de BaturitéFMB). Este estudo analisa o rendimento acadêmico dos alunos de duas das cinco turmas de enfermagem, focando na primeira turma que completou três anos de curso. A pesquisa envolveu 20 alunos e utilizou questionários semiestruturados para entender suas condições acadêmicas e os desafios enfrentados, como barreiras geográficas e dificuldades socioeconômicas. A pesquisa descritiva e qualitativa realizada entre fevereiro e maio de 2024 revelou que a UNIMB tem sido crucial para proporcionar acesso ao ensino superior de qualidade, especialmente para estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. A influência da educação superior tem sido notória, diminuindo distâncias e promovendo proximidade entre as comunidades da região. Este estudo visa contribuir para a compreensão da representatividade da UNIMB na vida desses estudantes e das políticas públicas que influenciam suas trajetórias acadêmicas.

Downloads

Publicado

2024-07-25