Uso de aplicativo Whatsapp como Ferramenta de comunicação interna no ambiente escolar
Palavras-chave:
Comunicação instantânea, ambiente escolar, relação no grupo, aplicativo whatsAppResumo
Este trabalho objetiva compreender o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta de comunicação interna no ambiente escolar. O estudo sobre o uso da tecnologia de informação e comunicação no trabalho vem crescendo de forma rápida e complexa. Atualmente, pode-se identificar a presença do celular, tablet, Ipad, computadores e muitos outros tipos de tecnologias utilizadas para se comunicar em instituições escolares. Essa comunicação por mensagens instantâneas é adotada pelas organizações que buscam a melhorar a difusão de informações e conteúdos entre os colaboradores e gerentes no ambiente organizacional. Para a produção deste trabalho, utilizamos o método qualitativo com a abordagem exploratória-descritiva. A realização da entrevista de profundidade foi essencial para obtenção de dados empíricos que foram fundamentais na construção de corpus. Desta forma, foram entrevistadas seis pessoas de diferentes setores de atuação e de nível hierárquico institucional. Utilizamos o roteiro de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de informações que, posteriormente analisamos os conteúdos temáticos. O aplicativo WhatsApp é um instrumento utilizado pelas escolas privadas de Fortaleza com intuito de facilitar a comunicação institucional e para compartilhar os recursos didáticos digitais, permitindo execução das atividades operacionais. Nesse ambiente virtual, percebemos que a relação dos profissionais no grupo de WhatsApp é de respeito e de cooperação, proporcionando assim uma maior interação entre os sujeitos, nas quais assumem um nível de confiabilidade necessário para exercer suas atividades de maneira satisfatória.